domingo, 14 de outubro de 2007

O Cheiro do Ralo

Lourenço (Selton Mello) é o dono de uma loja que compra objetos usados. Aos poucos ele desenvolve um jogo com seus clientes, trocando a frieza pelo prazer que sente ao explorá-los, já que sempre estão em sérias dificuldades financeiras. Ao mesmo tempo Lourenço passa a ver as pessoas como se estivessem à venda, identificando-as através de uma característica ou um objeto que lhe é oferecido. Incomodado com o permanente e fedorento cheiro do ralo que existe em sua loja, Lourenço vê seu mundo ruir quando é obrigado a se relacionar com uma das pessoas que julgava controlar.

Ver em Tamanho real Ver em Tamanho real Ver em Tamanho real Ver em Tamanho real
Lourenço é o protagonista do longa \"O Cheiro do Ralo\", que estréia nesta sexta-feira (23). Interpretado por Selton Mello, o personagem não consegue enxergar nada além de objetos - tanto nos produtos que compra quanto nas pessoas com quem se relaciona. Por isso, ele nem consegue decorar o nome da dona da bunda.
Baseado no romance homônimo do escritor e quadrinista Lourenço Mutarelli, o filme de Heitor Dahlia foi eleito pelo júri o melhor da 30ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo e foi elogiado no festival de Sundance. Para o diretor, o sucesso mesmo antes da estréia se explica pelo humor cruel da história:

- Lourenço é um personagem que não tem muito caráter, que usa todo mundo que entra na loja dele. Mas ele faz isso de modo tão divertido que faz as pessoas rirem.

Para o diretor, o cheiro do ralo é \"aquele lugar que todo mundo tem escondido, aquelas coisas obscuras do ser humano\". No filme, o ralo existe fisicamente, e fica no escritório de Lourenço, exalando um odor que o envergonha até o limite da opressão, quando ele percebe que aquele é o cheiro que sai dele.

Selton Mello protagoniza e responde por parte da produção do longa:

- Eu sou co-produtor, apaixonado, completamente louco por esse filme. Desde o início, vestindo a camisa até o fim, sabe?

Ele é um ator que não faz cinema sem envolvimento. O dinheiro que consegue fazendo TV e publicidade vai em boa parte para projetos como \"O Cheiro do Ralo\". Lourenço, o protagonista da história, é reconhecido pelos clientes por ser parecido com \"o cara da propaganda\". Essa passagem existe no livro, e caiu como uma luva para o ator, que é visto com freqüência vendendo produtos na TV:

- Isso acabou combinando, caiu bem. Quando ela fala \"você parece aquele cara\", o cara pode ser o Selton Mello também.